FIMP

sábado, 23 de agosto de 2014

Salman Rushdie - Os filhos da meia-noite

Salman Rushdie - Os filhos da meia-noite



Nós, os amantes de literatura, sabemos dar o devido valor a um prêmio literário: 0.


Um prêmio literário não vale nada, nem para quem o recebeu, nem para quem o julgou. Os galardões literários são uma jogada de marketing estratégico com múltiplos objetivos, cada galardão com o seu. O leitor atento, amante da literatura, está à margem das distinções estratégicas; é independente, e brinca sozinho com as letras do seu pensamento.

No entanto, se algum dia lançassem um prêmio de Carisma Literário (esse sim, um prêmio que não existe, mas deveria existir), um livro certamente iria ganhar, mesmo estando em shortlist a Crônica do Rei Pasmado ou Pé na Estrada. Esse livro é Filhos da Meia Noite de Salman Rushdie.

Filhos da Meia Noite é, entre outras coisas, uma história de realismo mágico passada no pós-independência da Índia, história perspectivada na primeira pessoa através das lentes do indiano Salim Sinai. Nascido na meia-noite do dia da Independência, em 15 de agosto de 1947, Salim, junto com as 1001 outras crianças da maternidade, ganham poderes mágicos, uns do bem, outros do mal. São uma espécie de esquadrão X-Men indiano. O poder de Salim é a telepatia, que lhe permite reconstituir a história de sua família desde 1910 e examinar os acontecimentos políticos e culturais da Índia. Nascido de pais hindus pobres, criado por muçulmanos ricos, Salim é um X-man bastardo e uma metáfora para a nação pós-colonial.

Como escritor e vivendo fora do meu país, tentei por diversas vezes capturar o meu Brasil imaginário através das imperfeições da memória da infância, mas nunca eu, nem ninguém, conseguirá penetrar tão fundo como as latentes e multicoloridas conexões carismáticas da telepatia mágica de Rushdie, ele também, na altura, um escritor migrante vivendo em Londres.

Abaixo, alguns prêmios “importantes” de Filhos da Meia Noite:

Prêmio Booker para ficção

Booker dos Bookers, 25 anos de Booker prize

Melhor dos Bookers, 40 anos de Booker prize




Sem comentários:

Enviar um comentário